Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

ONDULATÓRIA

ONDAS: são formas de propagação de energia que não ocorre o transporte do meio de propagação, ou seja, a energia passa mais o meio fica.

      POR EXEMPLO:





   AS ONDAS PODEM SER CLASSIFICADAS SEGUINDO TRÊS CRITÉRIOS:

      CLASSIFICAÇÃO DAS ONDAS SEGUNDO A SUA NATUREZA.

ONDAS MECÂNICAS: são todas as ondas que precisam de um meio material para se propagar. POR EXEMPLO: ondas no mar, ondas sonoras, ondas em uma corda, etc.

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS: são ondas que não precisam de um meio material para se propagar. POR EXEMPLO: luz, raios-X, sinais de rádio, raios gama,infravermelho, etc.
veja que enquanto o campo magnético (B) se propaga na direção de Z, o campo elétrico (E) se propaga na direção de Y. já a onda segue na direção X, pois todas perpendicular entre si.

  CLASSIFICAÇÃO EM RELAÇÃO Á DIREÇÃO DE PROPAGAÇÃO.

AS ONDAS PODEM SER DIVIDIDAS EM TRÊS TIPOS, SEGUNDO AS DIREÇÕES EM QUE SE PROPAGA:

ONDAS UNIDIMENSIONAIS: só se propagam em uma direção ( uma dimensão), como uma onda em uma corda.

ONDAS BIDIMENSIONAIS: se propagam em duas direções ( x e y do plano cartesiano), como uma onda provocada pela queda de um objeto na superfície da água.

ONDAS TRIDIMENSIONAIS: se propagam em todas as direções possíveis, como as ondas sonoras, a luz, etc.

  CLASSIFICAÇÃO EM QUANTO Á DIREÇÃO DE PROPAGAÇÃO: 

ONDAS LONGITUDINAIS: são as ondas que onde a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda. exemplos de ondas longitudinais,são as ondas sonoras ( o alto falante que vibra no eixo x, e as ondas seguem nessa mesma direção ), etc.

ONDAS TRANSVERSAIS: A vibração é perpendicular á propagação da onda.
 EX: ondas eletromagnéticas, e ondas em uma corda ( você balança a mão para cima e para baixo para geras assim as ondas na corda ).

ONDAS MISTAS: podem ter comportamento tanto como transversal e como longitudinal.
  EXEMPLO: a luz, sons.

                    CARACTERÍSTICAS DAS ONDAS:

 TODAS AS ONDAS  POSSUEM ALGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS, QUE SÃO:

FREQUÊNCIA: É o número de oscilações da onda, por certo período de tempo. A unidade de frequência do sistema internacional (SI), é o hertz (HZ), que equivale a 1 segundo, e é representado pela letra F. Então, quando dizemos que uma onda vibra a 60hz, significa que ela oscila 60 vezes por segundo. A frequência de uma onda só muda quando ela houver alterações na fonte.

PERÍODO: É o tempo necessário para a fonte produzir uma onda completa.  No SI, que é representado pela letra T, e é medido em segundos. É possível criar uma equação relacionando a frequência e o período de uma onda.
  POR EXEMPLO:    F = 1/T
                                    
                                     OU
                               
                                  T = 1/F



COMPRIMENTO DE ONDA: É o tamanho de uma onda, que pode ser medida em três pontos diferentes: de crista a crista, do inicio ao final de um período, ou  de vale a vale. crista é a parte alta da onda, vale é a parte baixa.     

                                                                            
VELOCIDADE: todas as ondas possuem uma velocidade, que sempre é determinada pela distância percorrida, sobre o tempo gasto.
                                           
                                           


AMPLITUDE: É a '' altura'' da onda, e a distância entre o eixo da onda até a crista. quanto maior for á amplitude, maior será a quantidade de energia transportada.
                                 
                                                 

Um comentário: